Como o exercício pode trazer benefícios para pacientes com câncer?

 

Um dos artigos mais lidos da Revista “Exercise and Sports Sciences Reviews” (IF: 4.431), é uma interessante revisão sobre exercício e câncer.

Um desequilíbrio na oxigenação em tumores sólidos resulta em hipóxia (falta de oxigênio), levando a um mau prognóstico para o paciente.

Wiggins et al, levanta a hipótese de que o exercício aeróbico aumenta o fluxo sanguíneo do tumor, recruta vasos sangüíneos tumorais (previamente não perfundidos) e, desse modo, aumenta o transporte de oxigênio no sangue e diminui a hipóxia tumoral.

Quando combinado com tratamentos anticancerígenos convencionais, o exercício físico pode melhorar significativamente o prognóstico para vários tipos de câncer.

Os mecanismos biológicos pelos quais a atividade física reduz a recorrência da doença metastática e a mortalidade em pacientes com câncer não são totalmente conhecidos.

Em 2020, outra revisão no mesmo jornal trouxe a hipótese de que a atividade física reduz o risco de recorrência e mortalidade em pacientes com câncer por meio de dois processos sinérgicos:

  • 1) efeitos indiretos (sistêmicos) relacionados ao microambiente do tumor hospedeiro;
  • 2) efeitos diretos (físicos) nas células cancerosas.

Na figura acima alguns mecanismos propostos para explicar a associação entre atividade física e câncer que podem ser mediados, em parte, pela composição corporal afetando fatores metabólicos e inflamatórios. 

Wiggins, Jennifer M.1,2; Opoku-Acheampong, Alexander B.3; Baumfalk, Dryden R.3; Siemann, Dietmar W.1,2; Behnke, Bradley J.3,4 Exercise and the Tumor Microenvironment: Potential Therapeutic Implications, Exercise and Sport Sciences Reviews: January 2018 – Volume 46 – Issue 1 – p 56-64

Brown, Justin C.1,2,3; Gilmore, L. Anne1,2 Physical Activity Reduces the Risk of Recurrence and Mortality in Cancer Patients, Exercise and Sport Sciences Reviews: April 2020 – Volume 48 – Issue 2 – p 67-73.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Postagens recentes

Publicação popular

Ainda atual o esclarecimento da @SBEMSP sobre vitamina D e covid #naosejaenganado https://www.endocrino.org.br/nota-de-esclarecimento-vitamina-d-e-covid-19

Anormalidades cardíacas em atletas após a infecção por SARS-CoV-2: uma revisão sistemática https://bmjopensem.bmj.com/content/7/4/e001164

Load More...
MESSAGE

CONTACT US