Escala de Borg em português

A escala de Borg com 15 pontos (6-20) foi criada em 1971 pelo Gunnar Borg (November 28, 1927 – February 2, 2020). Ela é considerada muito útil em prescrever e monitorar o treinamento. Foi criada se baseando em parâmetros fisiológicos como o consumo máximo daftar situs judi slot online terpercaya de oxigênio e pode estar associada também aos valores de frequência cardíaca.

A escala de Percepção Subjetiva de Esforço (PSE) foi publicada originalmente em inglês e para ser utilizada no Brasil é necessário uma adaptação transcultural para a língua portuguesa do Brasil, validação e confiabilidade.

Após realizar a adaptação transcultural da escala, a validade concorrente e discriminativa e a confiabilidade foram determinadas e o artigo publicado recentemente no Measurement in Physical Education and Exercise Science.

O teste para validação foi feito em uma esteira em mulheres jovens (18–30 anos) e adultas idosas (60–75 anos).

Mulheres idosas apresentaram uma PSE (11 ± 2) significativamente maior do que as jovens (8 ± 1) exercitando-se na mesma intensidade absoluta.

A correlação do coeficiente intraclasse foi excelente para PSE em mulheres adultas jovens e idosas.

A escala em português do Brasil apresentou validade concorrente apenas para mulheres adultas jovens, ao passo que apresentou validade discriminativa entre os grupos de mulheres avaliados.

A escala em português é confiável para mulheres adultas jovens e idosas.

Bom, caso use a escala em português que foi incialmente validada no artigo não se esqueça de citar o artigo original 🙌🏽.

Cabral, Luana L., et al. “Initial Validity and Reliability of the Portuguese Borg Rating of Perceived Exertion 6-20 Scale”. Measurement in Physical Education and Exercise Science, vol. 24, no 2, abril de 2020, p. 103–14.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Postagens recentes

Publicação popular

Sono e exercício ❤️ o programa de hoje tá imperdível 👍🏽 ouça no link abaixo https://m.cbn.globoradio.globo.com/media/audio/388223/como-exercicios-fisicos-impactam-na-qualidade-do-s.htm

O legado problemático de Bolsonaro para a ciência, saúde e meio ambiente, texto da ⁦@Nature⁩ uma das editoras científicas mais importantes do mundo! ⁦@oatila⁩ ⁦@mellziland⁩ ⁦@dogarrett⁩ https://www.nature.com/articles/d41586-022-03038-3

Lacuna de confiança: como e por que notícias publicadas em plataformas digitais são vistas com maior ceticismo https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/lacuna-de-confianca-como-e-por-que-noticias-publicadas-em-plataformas-digitais-sao-vistas-com-maior

Brasileiros confiam mais nas notícias via Google e WhatsApp que na mídia tradicional https://desinformante.com.br/brasileiros-confiam-mais-nas-noticias-via-google-e-whatsapp-que-na-midia-tradicional/

Load More
Portuguese PT English EN Spanish ES
MENSAGEM

CONTATO