Escala de Borg em português

A escala de Borg com 15 pontos (6-20) foi criada em 1971 pelo Gunnar Borg (November 28, 1927 – February 2, 2020). Ela é considerada muito útil em prescrever e monitorar o treinamento. Foi criada se baseando em parâmetros fisiológicos como o consumo máximo daftar situs judi slot online terpercaya de oxigênio e pode estar associada também aos valores de frequência cardíaca.

A escala de Percepção Subjetiva de Esforço (PSE) foi publicada originalmente em inglês e para ser utilizada no Brasil é necessário uma adaptação transcultural para a língua portuguesa do Brasil, validação e confiabilidade.

Após realizar a adaptação transcultural da escala, a validade concorrente e discriminativa e a confiabilidade foram determinadas e o artigo publicado recentemente no Measurement in Physical Education and Exercise Science.

O teste para validação foi feito em uma esteira em mulheres jovens (18–30 anos) e adultas idosas (60–75 anos).

Mulheres idosas apresentaram uma PSE (11 ± 2) significativamente maior do que as jovens (8 ± 1) exercitando-se na mesma intensidade absoluta.

A correlação do coeficiente intraclasse foi excelente para PSE em mulheres adultas jovens e idosas.

A escala em português do Brasil apresentou validade concorrente apenas para mulheres adultas jovens, ao passo que apresentou validade discriminativa entre os grupos de mulheres avaliados.

A escala em português é confiável para mulheres adultas jovens e idosas.

Bom, caso use a escala em português que foi incialmente validada no artigo não se esqueça de citar o artigo original 🙌🏽.

Cabral, Luana L., et al. “Initial Validity and Reliability of the Portuguese Borg Rating of Perceived Exertion 6-20 Scale”. Measurement in Physical Education and Exercise Science, vol. 24, no 2, abril de 2020, p. 103–14.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Recent Posts

Popular Post

Join us for our live stream sponsor presentation on 25 May at the @OpenEdGlobal 2022 In-person Congress in Nantes, France.

Click the link below to see the details and join us for a live chat ⬇️ We hope to see you there!

#OEGlobal22 #OEG22 #OpenEducation
@FrontiersIn @UNESCO

Many food components impact the gut microbiome
Many definitions, many of which overlap!

I explain all on diet and gut #microbiome @DDWMeeting #DDW2022

(well, all I can explain in 20 minutes⏲️)

I love a Venn diagram
#Fiber #Fibre #Prebiotics #FODMAP #Probiotics #FermentedFoods

Atividade física no frio? Veja dicas e cuidados para manter a prática @ThiagoRosa_17 🙌🏽https://www.correiobraziliense.com.br/ciencia-e-saude/2022/05/5009089-atividade-fisica-no-frio-veja-dicas-e-cuidados-para-manter-a-pratica.html

Você sabia que o uso de máscara facial no inverno pode ajudar a reduzir o desconforto no frio?

Mais dicas aqui https://doi.org/10.3390/ijerph18189700

Gravidez e pandemia de SARS-CoV-2 | Physiological Reviews https://journals.physiology.org/doi/full/10.1152/physrev.00003.2022#.Yob5BoixQSI.twitter

Load More...
MESSAGE

CONTACT US