Sarcopenia & COVID19: Sarco, do grego sárx, sarkós, “carne” + penia, “escassez”

A COVID-19 é uma pandemia que levou à implementação de inúmeras medidas para tentar conter a propagação do vírus. 

Algumas medidas podem ter afetado diretamente a qualidade de vida de todos inclusive dos não infectados. É muito importante se manter ativo mesmo durante a pandemia.

Quem aderiu a quarentena sabe bem o quanto isto impacta em nossa saúde mental e física e os níveis de atividade física tendem a reduzir assim como o sono é afetado e a alimentação.

Uma dieta pobre em frutas e vegetais é frequente durante o isolamento, com conseqüente baixo consumo de antioxidantes e vitaminas.

Estes fatores podem afetar a massa e função muscular (com maior intensidade nos mais idosos).

Esse processo, conhecido como sarcopenia, pode ser acelerado quando associado a pandemia mesmo sem infecção pela COVID-19.

Sarco, do grego

sárx, sarkós, “carne” + penia, “escassez”

As mudanças na composição corporal estão associadas a uma série de doenças:

  • doenças cardiovasculares (DCV),
  • diabetes,
  • osteoporose,
  • fragilidade,
  • declínio cognitivo e
  • depressão.

Além disso, muitas destas doenças citadas estão associados a maior risco de infecção por COVID-19 e sintomatologia mais grave.

Um recente artigo de revisão descreve alguns mecanismos envolvidos na sarcopenia e sua relação com efeitos do confinamento pela COVID-19 na atividade física, hábitos alimentares, sono e estresse.

Os autores abordam também o repouso prolongado devido à hospitalização por COVID-19.

E como podemos evitar que isso aconteça?

Incluindo exercícios de fortalecimento, ingestão adequada de proteínas e quando necessário suplementação.

Os autores alertam para que as autoridades de saúde pública evitem uma doença de estilo de vida e crise de reabilitação pós-COVID-19.

Kirwan et al. Sarcopenia during COVID-19 lockdown restrictions: long-term health effects of short-term muscle loss. Geroscience. 2020 Oct 1:1–32. doi: 10.1007/s11357-020-00272-3. Epub ahead of print.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Postagens recentes

Publicação popular

Ainda atual o esclarecimento da @SBEMSP sobre vitamina D e covid #naosejaenganado https://www.endocrino.org.br/nota-de-esclarecimento-vitamina-d-e-covid-19

Anormalidades cardíacas em atletas após a infecção por SARS-CoV-2: uma revisão sistemática https://bmjopensem.bmj.com/content/7/4/e001164

Load More...
MESSAGE

CONTACT US